Click para conhecer um trabalho social fantástico!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Diplomacia Militar

Em dois movimentos, distantes mais de 2300km entre si, está ocorrendo a mais importante e contundente ação de Diplomacia Militar Brasileira até o momento.

O primeiro movimento ocorreu pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17 Bda Inf Sl), sede em Porto Velho (Rondônia),vinculada ao Comando Militar da Amazônia (CMA), nos dias 19 e 24 de Junho passado. Foi a chamada “Operação volta para casa.

O texto colocado na página de internet da 17ª Bda Inf Sl, e depois republicado no Noticiário do Exército, edição 02 Julho, é técnico e pode passar desapercebido para o leitor não iniciado na terminologia”(ver matéria no link http://www.defesanet.com.br/md1/mil_dipl_1.htm).

O conceito está baseado no disposto no Decreto Nº 6.592, de 02 Outubro 2008. Ele regulamenta o disposto na Lei nº 11.631, de 27 de dezembro de 2007, que dispõe sobre a Mobilização Nacional e cria o Sistema Nacional de Mobilização - SINAMOB.

Nele há um artigo excepcional. DefesaNet comentou assim na oportunidade: “artigo, que pela primeira vez na história republicana e em especial pós-segunda Guerra Mundial, mostra uma nova postura, que pode mudar a Política Externa Brasileira e afasta sua imagem de país pacifista, o que terá reflexos no futuro do país e na forma como vem tratando seus interesses.”

O capítulo I, Artigo 3 ao qualificar os parâmetros de agressão estrangeira para acionar o SINAMOB explicita:

“São parâmetros para a qualificação da expressão agressão estrangeira, dentre outros, ameaças ou atos lesivos à soberania nacional, à integridade territorial, ao povo brasileiro ou às instituições nacionais, ainda que não signifiquem invasão ao território nacional.”

O que a 17ª Bda Inf Selva realizou é exatamente o que preconiza o decreto, e sua ação foi de dispor os comandos de Fronteira Acre e Rondônia em apoio aos cidadãos Brasileiros, que estão ameaçados, podendo ser nas ações de recebê-los ou ativamente estabelecer corredores de proteção em território estrangeiro para a evacuação ao Brasil.

O Comando Militar do Oeste (CMO), realizou uma ampla operação no ano de 2008, em que previa uma profunda intervenção fora do país, com a criação e proteção de vários corredores de proteção aos brasileiros e descendentes que retornavam ao país, segundo fontes informaram a DefesaNet. Porém na época o objetivo da operação não foi divulgada como agora a realizada pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

O segundo movimento é composto por três operações realizadas pela Força Aérea Brasileira(FAB), sendo uma em conjunto com o Exército, a mais de 2300 km da área de atuação da 17ª Bda Inf Sl, porém ainda dentro do Teatro de Operações da Amazônia. E as três têm o objetivo de enviarem ruídos para serem ouvidos em várias partes do continente.

As três operações realizadas na região da Base Aérea de Boa Vista (BABV), Roraima, são:

1 – SISDABREX – Exercício do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro realizado sob o Comando do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).

O Exercício tem o objetivo de propiciar o treinamento e o aperfeiçoamento dos meios da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Bda AAA) do Exército Brasileiro na defesa de um Ponto Sensível para o Poder Militar Brasileiro, neste caso o aeródromo da Base Aérea de Boa Vista (BABV).

2 – SABRE - Exercício no qual as UAE realizarão missões das Tarefas de Superioridade Aérea, Interdição e Sustentação ao Combate. Tendo em vista o escopo do Exercício ser o treinamento das equipagens para o Exercício CRUZEX V, não haverá montagem de cenário tático Toda a comunicação tática será realizada em inglês. O aprimoramento da Célula de Validação de Resultados é um dos objetivos do exercício, de modo a que se obtenha treinamento o mais próximo possível do real.

3 – TAC – Torneio de Aviação de Caça – No qual representações de TODOS os esquadrões de caça e ataque da FAB estarão presentes.
As Operações SISDABREX e SABRE incorporaram o que de mais atual a FAB e Exército possuem no âmbito de defesa anti-aérea. Estão sendo usados pelas duas forças o Míssil Anti-Aéreo Portátil (MANPADS) IGLA-S recebidos no primeiro semestre da Rússia. Equipes do Exército e FAB estiveram na Rússia por várias semanas recebendo treinamento no emprego, manutenção e operação dos sistemas de simulação adquiridos. Também está sendo empregado o radar SABER, desenvolvimento conjunto entre a empresa ORBISAT e o Centro de Tecnológico do Exército (CTEx).

Na SISDABREX sobre as ordens do comando do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) oxercício tem o objetivo de propiciar o treinamento e o aperfeiçoamento dos meios da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Bda AAA) do Exército Brasileiro na defesa de um Ponto Sensível para o Poder Militar Brasileiro, neste caso o aeródromo da Base Aérea de Boa Vista (BABV). Veja esclarecedora vídeo-entrevista do Maj-Brig Machado descrevendo a operação SISDABREX. (http://www.defesanet.com.br/dntv/79_07jul10.htm)

As operações SABRE e o tradicional Torneio da Aviação de Caça também são um aquecimento e preparação final para a quinta edição da Operação multinacional Cruzeiro do Sul, CRUZEX V, que acontecerá na região nordeste em outubro-novembro desse ano.

Mesmo com a presença, confirmada até esta data, da Força Aérea Bolivariana na CRUZEX V, a presença de tal quantidade de aviões, pilotos e equipes de terra próximos à fronteira com a Venezuela tem a clara intenção de mostrar a presença do Estado Brasileiro e também mandar sinais à Caracas.

É sintomático que a primeira operação onde são empregados os mísseis IGLA-S, praticamente retirando-os das caixas nas quais vieram da Rússia, foi junto à fronteira com a Venezuela.

Lembramos ao leitor, que em Abril de 2009, o Tenente-Coronel Hugo Chávez realizou uma apresentação, que causou muito impacto nos meios militares brasileiros. Foi a demonstração da 1ª Unidade Missilística de Defesa Anti-Aérea de Combatentes a Pé (Infantaria).
Veja vídeo e matéria (http://www.defesanet.com.br/04_09/al_ve_igla.htm)

Os fatos paralelos demonstram a importância das ações da Diplomacia Militar atualmente em curso. Primeiro o Ministro da Defesa está em providencial férias. Segundo e mais importante, o Senhor Presidente da República está a mais de 10.000 km de distância do Brasil, na África.


Nelson Düring
Editor-Chefe
DefesaNet

http://www.defesanet.com.br/md1/mil_dipl.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário